O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou a primeira imagem de Nicolás Maduro após a captura do ex-líder chavista. A imagem foi divulgada neste sábado (3/1) na rede social Truth.
Na publicação é possível ver Maduro algemado, segurando uma garrafa de água. O ex-presidente venezuelano também utiliza fones de ouvido e uma espécie de venda nos olhos.
De acordo com Trump, a fotografia foi registrada a bordo do USS Iwo Jima, o mesmo navio de guerra onde o líder venezuelano está sendo transportado para os EUA. Em solo norte-americano, Maduro deverá ser julgado por acusações ligadas ao tráfico de drogas.
Segundo a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, Maduro foi indiciado por uma Corte de Nova York pelos crimes de narcoterrorismo, conspiração para o tráfico de cocaína e posse de armas pesadas.
Até o momento, ainda não está claro quando começará o julgamento do ex-presidente da Venezuela.
Trump, por sua vez, já afirmou que os EUA terão “forte envolvimento” no futuro político da Venezuela, assim como com petróleo venezuelano.
Desde meados de agosto, o presidente norte-americano ordenou o início de uma mobilização militar dos EUA na América Latina e Caribe. A justificativa era o combate ao tráfico de drogas que passava pela região.
Em meio à escalada na tensão regional, Maduro passou a ser acusado de possuir ligação com o tráfico de drogas, e chefiar o cartel de Los Soles — vínculo que motivou a operação deste semana, apesar de provas concretas das acusações ainda não se tornarem públicas.

Deixe um comentário