Embaixador reage após imagem da Groenlândia com bandeira dos EUA

Reprodução/@KatieMiller
Groenlândia com bandeira dos EUA

O embaixador da Dinamarca nos Estados Unidos, Jesper Møller Sørensen, afirmou nesse sábado (3/1) que o reino dinamarquês espera “total respeito” de sua “integridade territorial” após Katie Miller, esposa do vice-chefe de gabinete da Casa Branca, Stephen Miller, publicar uma imagem da Groenlândia coberta pela bandeira norte-americana.

A ilha ártica é um território autônomo sob administração da Dinamarca.

“Apenas um lembrete amigável sobre os EUA e o Reino da Dinamarca: somos aliados próximos e devemos continuar a trabalhar juntos como tal. A segurança dos EUA também é a segurança da Groenlândia e da Dinamarca. […] O Reino da Dinamarca e os Estados Unidos trabalham juntos para garantir a segurança no Ártico. […] Porque levamos nossa segurança conjunta a sério”, publicou o embaixador em resposta à Miller.

“E sim, esperamos total respeito pela integridade territorial do Reino da Dinamarca”, finalizou.

Na legenda da publicação, a esposa de Stephen Miller escreveu: “SOON” (“em breve, em português).

Veja:

SOON pic.twitter.com/XU6VmZxph3

— Katie Miller (@KatieMiller) January 3, 2026

A publicação de Miller foi feita horas depois que os EUA promoveu bombardeiros na Venezuela e capturou o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores.

O venezuelano é apontado como chefe do Cartel de los Soles — grupo recentemente classificado pelos EUA como organização terrorista internacional. Ele está detido no Centro de Detenção Metropolitano (MDC, na sigla em inglês), no Brooklyn, e foi indiciado por narcoterrorismo e tráfico internacional de drogas.

Ofensiva dos EUA

O presidente norte-americano, Donald Trump, tem intensificado a ofensiva na região na tentativa de anexar o território da Groenlândia aos EUA. Trump já disse que não descarta o uso militar para atingir o objetivo.

Em 21 de dezembro, ele anunciou que o governador da Louisiana, Jeff Landry, é o enviado especial à Groenlândia para tentar fusão entre os países.

Trump vem reiterando que “a ilha é extremamente importante para a segurança nacional do país”. Segundo o líder dos EUA, o território tem importância estratégica para conter a influência da China e da Rússia no Ártico.

A Groelândia fica na rota mais curta da Europa para a América do Norte, fundamental para o sistema de alerta de mísseis balísticos dos Estados Unidos, que também cobiçam as riquezas naturais da ilha.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *