Roma passa a cobrar ingresso para Fontana di Trevi; entenda

Reprodução
Fontana di Trevi

Um dos cartões-postais mais famosos do mundo, a Fontana di Trevi, em Roma, passou a ter acesso pago para turistas a partir desta segunda-feira (2/2). A medida, implementada pela prefeitura da capital italiana, tem como objetivo conter a superlotação causada pelo turismo de massa e garantir recursos para a manutenção do local.

Entenda

Turistas que desejam se aproximar da famosa fonte barroca agora precisam pagar dois euros, o equivalente a cerca de R$ 12,44 na cotação atual. De acordo com informações da AFP — Roma, após o pagamento, visitantes podem circular pela área delimitada no topo da escadaria e posar para fotos em frente ao monumento, eternizado em cenas icônicas do cinema, como no filme La Dolce Vita, de Federico Fellini.

Apesar da nova regra, grande parte da praça onde está localizada a Fontana di Trevi continua com acesso livre. Muitos visitantes optam por permanecer nessa área aberta, de onde ainda é possível observar o monumento e tirar fotos, sem a necessidade de pagar pela entrada na área mais próxima da fonte.

Segundo a prefeitura de Roma, a expectativa é que a cobrança gere ao menos seis milhões de euros por ano. De acordo com o assessor de turismo da cidade, Alessandro Onorato, os recursos ajudarão a financiar a gestão do espaço, que recebe diariamente milhares de turistas.

Parte da arrecadação será destinada ao pagamento de 25 atendentes identificados por coletes azuis, contratados para atuar na bilheteria e orientar o fluxo de visitantes na área cercada. Além disso, os valores arrecadados também devem viabilizar a entrada gratuita de moradores de Roma em diversos museus da capital italiana.

A cobrança na Fontana di Trevi em Roma se soma a outras iniciativas adotadas por cidades europeias para lidar com os impactos do turismo em massa, buscando equilibrar preservação do patrimônio histórico, experiência dos visitantes e qualidade de vida da população local.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *