
O Supremo Tribunal Federal (STF) reabre, na tarde desta segunda-feira (2/2), os trabalhos do Judiciário em 2026. A sessão solene está marcada para as 14h e será conduzida pelo presidente da Corte, o ministro Edson Fachin.
Fachin fará o pronunciamento de abertura. Ao todo, nove ministros estarão presencialmente no plenário. Luiz Fux participará de forma virtual, em razão de um problema de saúde.
A Corte aguarda a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
A retomada das atividades ocorre em meio ao avanço do inquérito do caso Master, sob relatoria do ministro Dias Toffoli. Durante o recesso, Fachin antecipou o retorno a Brasília para administrar a crise institucional gerada em torno do processo. O presidente do STF tem conversado com outros ministros para tentar construir e aprovar um Código de Conduta.
Como mostrou o Metrópoles, apesar da intenção de Fachin, até agora não há documento formal com diretrizes definidas, apenas discussões internas entre os magistrados.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário