
O presidente da CPI mista do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), deve se encontrar na tarde de terça-feira (3/2) com o ministro Dias Toffoli, relator no Supremo Tribunal Federal (STF) de inquéritos que apuram uma fraude financeira no Banco Master.
Viana afirmou que, no encontro, pedirá ao ministro o compartilhamento de dados relacionados a Daniel Vorcaro, dono da instituição financeira. O colegiado aprovou a quebra dos sigilos telemático e de movimentações financeiras do banqueiro, mas Toffoli determinou que as informações fossem encaminhadas, sob sigilo, ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).
Segundo o senador, o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), também deve participar da agenda.
“Vamos mostrar o alcance da nossa investigação e os limites que decisões como essas estão impondo a nós. Queremos conversar”, disse Carlos Viana.
A CPI mista do INSS também agendou para esta quinta-feira (5/2) o depoimento de Vorcaro ao colegiado. Ele foi convocado a depor pelos membros da comissão em dezembro do ano passado.
Viana encaminhou um ofício a Toffoli pedindo que o dono do Master seja obrigado a comparecer na audiência. Ao Metrópoles, o senador afirmou que o pedido também deve ser tema do encontro desta terça.
O presidente da CPMI não descartou protocolar um mandado de segurança, em nome do colegiado, na Corte para reiterar o pedido. Segundo ele, a medida será avaliada após a reunião.
A CPMI pretende avançar, nas próximas semanas, em investigações sobre fraudes em empréstimos consignados. De acordo com Alfredo Gaspar, o Banco Master será um dos alvos.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário