A operação do cunhado de Vorcaro com um investigado da Carbono Oculto

Reprodução/ Linkedin
Imagem colorida de Fabiano Zettel sentado. Metrópoles

Um fundo de investimentos de R$ 690 milhões liga o empresário e pastor Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, do Banco Master, a um dos principais investigados da operação Carbono Oculto, Ramon Pessoa Dantas.

O fundo em questão é o FIP Leal (FIP é a sigla para Fundo de Investimento em Participações). Segundo dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o FIP Leal, de propriedade de Fabiano Zettel, investia em outros três fundos: o FIP Arleen, o FIP B10 e o FIP Duke.

Este último, o Duke, tinha Ramon Pessoa Dantas como representante legal. Dantas era o diretor-executivo da principal empresa do grupo Reag, a Reag DTVM.

Deflagrada pela Polícia Federal (PF) em agosto de 2025, a operação Carbono Oculto mirou a lavagem de dinheiro da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) por meio da indústria de combustíveis.

Ramon Dantas tinha papel central nessa trama. Ele assina, em nome da Reag, a venda da Usina Itajobi, em Catanduva (SP), para Mohamed Mourad, o “Primo”.

Suspeito de lavar dinheiro para o PCC, Mourad adquiriu a Usina Itajobi quando a empresa se encontrava prestes a pedir recuperação judicial. A Itajobi produz etanol a partir de cana-de-açúcar. Foi a primeira usina comprada por Mohamed, usando um fundo chamado Mabruk II, também gerido pela Reag. Os papéis da compra da Itajobi estão na representação da Carbono Oculto.

Segundo os dados da CVM, a posição do FIP Leal, de Zettel, no fundo Duke tinha valor de mercado de R$ 6,5 milhões em junho de 2024.

Fabiano Zettel é pastor da Igreja Lagoinha, em Belo Horizonte (MG). Ele é formado em direito e CEO da Moriah Asset, um fundo de investimento focado em participações em empresas do setor fitness. Zettel é casado com Natália Vorcaro, irmã de Daniel Vorcaro.

A coluna procurou Zettel para comentários, mas ainda não houve resposta. A coluna não conseguiu contato com Ramon Pessoa Dantas. Em ambos os casos, o espaço segue aberto.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *