
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou, nesta terça-feira (3/2), a ata referente à reunião de janeiro. O comunicado oficial da última reunião reforça a sinalização do início de cortes na taxa básica de juros da economia, a Selic.
A taxa foi mantida em 15% no último encontro, realizado nos dias 27 e 28 de janeiro deste ano, mas os diretores do Banco Central que formam o Copom adiantaram que, caso as perspectivas se confirmem, haverá o início dos cortes no índice.
“O comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião, porém reforça que manterá a restrição adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”, diz trecho da ata.
Entenda a situação dos juros no Brasil
A ata do Copom seguiu o mesmo nível de dureza no tom expresso no comunicado que anunciou, na última quarta-feira (28/1), a manutenção da Selic em 15%.
O ciclo de aperto monetário teve início em setembro de 2024, quando o comitê decidiu interromper o ciclo de cortes e elevar a Selic, que passou dos então 10,50% ao ano para 10,75% ao ano.
A Selic está no patamar mais elevado em quase 20 anos. Conforme dados da série histórica, a taxa de juros é a maior desde julho de 2006, época do fim do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Calendário das reuniões do Copom em 2026
17 e 18 de março
28 e 29 de abril
16 e 17 junho
4 e 5 de agosto
15 e 16 de setembro
3 e 4 de novembro
8 e 9 de dezembro.
Em atualização.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário