
Estudantes usam as redes sociais para relatarem dificuldades na inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Esta terça-feira (3/2) foi o primeiro dia para inscrições no sistema, que oferece 67 mil vagas à rede de ensino privada para o primeiro semestre por meio de financiamento viabilizado pelo governo federal.
“Site do Fies está uma m***da, está caindo toda hora, não está puxando corretamente os dados dos alunos do Fies Social, eu e muitas outras pessoas não estamos conseguindo colocar a nota no Fies Social, mesmo tendo o cadastro atualizado antes da data limite”, escreveu um usuário no X.
Além de problemas com o site, estudantes relatam dificuldades na inclusão de dados. “Eu entro no site e na parte de colocar o grupo familiar diz que o CPF não consta na Receita Federal? Mais alguém com esse mesmo problema?”, questionou uma usuária nas redes sociais do Ministério da Educação.

O Metrópoles procurou o Ministério da Educação (MEC) para esclarecer eventuais problemas na plataforma do Fies, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.
Inscrições abertas
O prazo para inscrição no Fies foi aberto nesta terça-feira (3/2), e o interesse em concorrer pode ser formalizado até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira (6/2). O resultado vai ser divulgado em 19 de fevereiro.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as 67.301 vagas abertas para o Fies pertencem a 19.834 cursos/turnos de graduação em 1.421 instituições privadas de educação superior de todo o país.
Podem se inscrever estudantes que tenham participado do Enem a partir da edição de 2010 e que tenham obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e não tenham zerado a prova de redação.
Também é necessário ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.
Em 2026, o programa vai ofertar 112.168 novos contratos de financiamento. A inscrição pode ser realizada no site do Fies.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário