Ibaneis sobre encontro com Vorcaro: "Próprio Lula o recebeu 4 vezes"

Renato Alves/Agência Brasília
Ibaneis - Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha comentou, nesta terça-feira (3/2) sobre os encontros com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Durante agenda de inauguração do primeiro Na Hora Empresa, Ibaneis declarou que o empresário “era muito conhecido” e mencionou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o banqueiro.

“Nós temos aí a situação do próprio presidente Lula ter recebido [Vorcaro] por quatro vezes. Isso não é um problema para o presidente Lula. E a gente sabe que todos esses empresários têm relacionamento com políticos. O que importa é o tamanho do relacionamento”, comentou.

“Entrei mudo e saí calado”

À coluna Grande Angular, Ibaneis confirmou ter encontrado Vorcaro em ao menos duas ocasiões, incluindo almoço na mansão do banqueiro, em Brasília, mas negou ter falado das operações do BRB com o Master.

“Estive na casa dele [Vorcaro] uma vez. Fui convidado para um almoço. Nunca tratei de banco com ele. As operações todas foram feitas pelo Paulo. Nunca tratei com Vorcaro nada de compra de banco, de compra de ação, de nada. Quando encontrei com ele, fui convidado para um almoço na casa de um empresário que eu não conhecia. Cheguei lá mudo e saí calado. Não tratei de nada, até porque não entendo nada disso”, afirmou o titular do Palácio do Buriti.

O governador disse que também esteve com Vorcaro em São Paulo durante a festa de aniversário de um amigo em comum. Mas, segundo Ibaneis, ele pessoalmente nunca falou dos negócios entre as instituições.

Encontro com de Lula com Vorcaro

Conforme revelou o Metrópoles, na coluna Andreza Matais, Lula recebeu Vorcaro em ao menos uma oportunidade. O encontro ocorreu em dezembro de 2024 e contou ainda com a presença do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

O encontro de Lula com o banqueiro também foi citado pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad em entrevista à coluna Igor Gadelha, do Metrópoles. Na ocasião, ele contou que o presidente afirmou a Vorcaro que as decisões sobre o Master seriam tomadas pelo Banco Central, de forma estritamente “técnica”.

“Galípolo tomou posse, viu que estava diante de um problema grave, abriu os procedimentos internos para apurar, constatou a fraude bilionária, tomou todas as medidas necessárias, interna e externamente, para uma decisão robusta, uma decisão sustentável perante qualquer tribunal. Esse é o certo. Com a orientação do presidente da República, que nos disse sempre: façam o trabalho de vocês. Quando ele está diante de uma informação, diz: façam o trabalho de vocês. O que, aliás, foi o que ele disse na reunião com o Vorcaro, segundo todas as testemunhas: ‘Olha, a decisão sobre você é do Banco Central, técnica. Uma decisão técnica vai ser tomada. Se bem, bem, se mal, mal‘. E é a orientação que eu recebo”, contou Haddad.

Pedidos de impeachment na CLDF

O governador também foi questionado a respeito dos pedidos de impeachment apresentados contra ele na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O chefe do Executivo local afirmou estar “tranquilo” e “totalmente limpo” em relação às investigações sobre o Banco Master.

“Isso é normal, é o trabalho da oposição. É extremamente democrático que eles o façam. Mas estamos muito tranquilos em relação a isso, porque eu tenho certeza que estou totalmente limpo nessa história”, afirmou Ibaneis durante a inauguração do Na Hora Empresarial, nesta terça-feira (3/2).

A oposição na CLDF protocolou pedidos de impeachment  por conta das investigações relacionadas ao Banco Master e o Banco de Brasília (BRB).

No entendimento do chefe do Executivo local, os pedidos de afastamento não devem prosperar na Câmara Legislativa. “Eu acredito que elas não sejam nem abertas. Mas, se no caso forem abertas, que façam uma bela investigação e deixem tudo transparente”, argumentou.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *