
Candidato do PT ao Tribunal de Contas da União (TCU), o deputado federal Odair Cunha (MG) participou de um jantar com líderes da esquerda e do Centrão na segunda-feira (2/2), dia de reabertura dos trabalhos da Câmara.
O evento aconteceu na casa do líder do PDT, Mário Heringer (MG), em Brasília. Além do anfitrião, o jantar contou com as presenças dos líderes do PP, Doutor Luizinho (RJ), e do PT, Pedro Uczai (SC).
Um dos parlamentares que foi ao encontro disse à coluna, sob reserva, que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), teria comparecido ao convescote, mas o chefe da Casa nega ter ido ao evento.
Participantes do jantar relataram à coluna que o encontro foi realizado para “reforçar os apoios” dos partidos já comprometidos com a candidatura de Odair ao cargo de ministro do TCU.
A disputa ao TCU
Odair disputa a próxima vaga que será abertura no TCU e cuja indicação caberá à Câmara. A candidatura do deputado foi acertada pelo PT em troca do apoio a Motta na disputa pelo comando da Casa, em 2025.
Na época, Odair era o líder do PT na Câmara. Na função, foi um dos principais fiadores do apoio da bancada petista à eleição do deputado paraibano como sucessor de Arthur Lira (PP-AL).
O petista mineiro mira a vaga do ministro Aroldo Cedraz, que se aposentará compulsoriamente do TCU no final de fevereiro, quando completa 75 anos. O sucessor de Cedraz será escolhido pela Câmara.
A votação na Casa será secreta. Apesar do acordo com Motta, outros deputados prometem disputar a vaga. Entre eles, Hugo Leal (PSD-RJ), Danilo Forte (União-CE) e Elmar Nascimento (União-BA).
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário