
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) enviou ao Ministério Público Federal pedido de cinco de partidos de oposição para investigar e afastar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), diante da repercussão do caso envolvendo o Banco de Brasília (BRB) e o Banco Master.
O despacho para a Procuradoria-Geral da República foi assinado pelo vice-presidente do STJ, ministro Luís Felipe Salomão, em 28 de janeiro. A petição, que tramita no STJ, terá o próximo andamento processual com parecer dizendo se o caso deve andar ou ser arquivado. O caso foi distribuído por sorteio à ministra Isabel Gallotti.
PT, Rede, PDT, PCdoB e PV apresentaram notícia de fato ao STJ que pede apuração de “possíveis crimes e atos de improbidade administrativa” nas decisões relacionadas às duas instituições financeiras.
A notícia de fato pede, ainda, que o afastamento do chefe do Executivo local dure até o término das investigações.
Depoimento de Vorcaro
A iniciativa da oposição ocorre após informação de que o dono do Master, Daniel Vorcaro, encontrou-se com Ibaneis. Em depoimento à Polícia Federal, Vorcaro teria dito que tratou do tema da compra do Master pelo BRB, o que é negado pelo governador.
“Estive na casa dele [Vorcaro] uma vez. Fui convidado para um almoço. Nunca tratei de banco com ele. As operações todas foram feitas pelo Paulo. Nunca tratei com Vorcaro nada de compra de banco, de compra de ação, de nada. Quando encontrei com ele, fui convidado para um almoço na casa de um empresário que eu não conhecia. Cheguei lá mudo e saí calado. Não tratei de nada, até porque não entendo nada disso”, afirmou o titular do Palácio do Buriti à coluna Grande Angular, na sexta-feira (23/1).
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário