
Diversos blocos tradicionais de São Paulo se uniram em um ato silencioso em defesa do Carnaval de rua. O grupo instalou uma megafaixa na varanda do bar Laje do Baixo, voltada para a Rua da Consolação, na zona central da capital paulista. A mensagem diz: “Respeitem os blocos de São Paulo”.
Blocos como Acadêmicos do Baixo Augusta, Casa Comigo, Tarado Ni Você, Charanga do França, Explode Coração, Pagú, Minhoqueens, Domingo Ela Não Vai, Bloco do Tatuapé e Bloco Esfarrapado querem que o Carnaval de rua de São Paulo se torne “patrimônio cultural, popular e democrático da cidade“.
O grupo protesta contra a “a disputa desigual por espaço urbano, além do avanço de megablocos altamente patrocinados e a dificuldade financeira sofrida por dezenas de blocos tradicionais”.
Em 2026, muitos blocos famosos da cidade consideraram a hipótese de cancelar seus desfiles por falta de condições para sair às ruas.
O Metrópoles procurou a Prefeitura de São Paulo para um posicionamento sobre a manifestação dos blocos tradicionais, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário