Em ligação com Xi, Putin diz que aliança é fator de estabilidade

Sergey Bobylev / RIA Novosti/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida de Putin Kim e Xi Jinping - Metrópoles

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, conversaram por quase uma hora e meia em uma videoconferência nesta quarta-feira (4/2) e trocaram opiniões sobre o atual xadrez global. Segundo o governo russo, o diálogo reforçou a sintonia política entre Moscou e Pequim e evidenciou a disposição dos dois países em aprofundar a parceria estratégica.

Putin defendeu que a aliança entre ambos representa um elemento de equilíbrio no atual cenário global.

“Em um contexto de turbulência crescente, a aliança entre Moscou e Pequim é um importante fator de estabilidade”, afirmou o russo.

Rússia e China mantêm laços estreitos nas áreas econômica, diplomática e militar.

Putin na China?

Após a primeira reunião entre os líderes em 2026, o assessor de política externa do Kremlin, Yuri Ushakov, afirmou a jornalistas que Putin aceitou um convite de Xi para visitar a China ainda no primeiro semestre deste ano.

A Rússia e a China podem contar uma com a outra e agem em sintonia. Suas posições são próximas ou coincidem na maioria das questões”, disse Ushakov.

Xi Jinping, Putin e grande plano

Xi Jinping pediu que ambos os países elaborem um “grande plano” para fortalecer ainda mais as relações bilaterais, que, segundo ele, seguem avançando na direção correta.

Os dois lados devem aproveitar esta oportunidade histórica, manter trocas de alto nível e fortalecer a cooperação prática em diversas áreas”, disse o líder chinês.

O último encontro presencial entre Putin e Xi ocorreu em setembro de 2025, durante a cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCS).

Na ocasião, ambos destacaram a parceria duradoura entre Rússia e China e defenderam uma reorganização do equilíbrio de poder global — manobra interpretada como um desafio direto à influência dos Estados Unidos e de seus aliados.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *