Canva

Refrescante, tropical e naturalmente doce, o abacaxi é uma das frutas mais populares no Brasil. Mas, além de saboroso, oferece benefícios que vão muito além do paladar. Segundo a nutricionista Sabina Donadelli, a presença de nutrientes e compostos bioativos do alimento tem uma ação poderosa, inclusive, para aqueles que desejam controle os níveis de açúcar no sangue.
Quando se trata de manter o índice glicêmico em níveis saudáveis, a expert revela que a característica doce da fruta não entra como um fator “vilão” para a saúde. “O abacaxi possui índice glicêmico moderado e pode ser consumido de forma que não cause picos significativos de açúcar no sangue — desde que seja combinado com os alimentos certos”, avalia.

Sabina reforça que o importante não é demonizar os açúcares naturais das frutas, mas sim pensar na composição do prato como um todo. “Eu recomendo consumir o abacaxi com proteínas e gorduras boas — como iogurte natural, sementes ou castanhas — para diminuir a velocidade da absorção dos açúcares”, explica a nutricionista.
Segundo a profissional, frutas são aliadas importantes da alimentação saudável. Quando combinadas de forma inteligente, ajudam a modular a glicemia, trazer saciedade e aumentar a densidade nutricional do prato.
Outros benefícios da fruta
Além de agir de forma benéfica no metabolismo, Sabina chama a atenção para uma característica que torna o abacaxi um “superalimento”: a bromelina, uma enzima natural que auxilia na quebra das proteínas e facilita a digestão.
“Essa enzima ajuda a aliviar a sensação de peso e desconforto após as refeições”, explica Sabina Donadelli.
A mesma bromelina, segundo ela, também possui ação anti-inflamatória, sendo uma aliada na recuperação muscular e no bem-estar geral. “Em um contexto de alimentação equilibrada, a ação anti-inflamatória dos compostos do abacaxi pode ser um aliado das rotinas ativas”, acrescenta a nutricionista.

As fibras presentes na fruta também complementam o papel fundamental no funcionamento intestinal e na promoção da saciedade. “A saúde intestinal é peça fundamental para um metabolismo equilibrado e para o controle da glicemia ao longo do dia”, completa.
Imunidade ativada
Segundo a expert, o abacaxi figura como uma importante fonte natural de vitamina C, antioxidante importante para o sistema imunológico. “Vitaminas antioxidantes, como a C, fortalecem as defesas do organismo e ajudam na proteção celular”, reforça.

Outro destaque é o alto teor de água, que contribui para a hidratação — especialmente útil em dias quentes ou após exercícios físicos. “Escolher frutas ricas em água é uma forma deliciosa de ajudar o corpo a manter o equilíbrio hídrico”, diz Sabina.
Para aproveitar todos os benefícios, Sabina recomenda formas simples e estratégicas de incluir o abacaxi na rotina. “Podemos cortar o abacaxi e consumir com chia ou linhaça no café da manhã. Para quem gosta de iogurtes, adicionar pedações da fruta e um mix de sementes também é bastante vantajoso”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário