
Sondada pelo presidente Lula para disputar as eleições de 2026 por São Paulo, a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), tem dúvidas sobre o quanto pode ajudar a transferir votos para o petista.
Em conversas com aliados, Tebet tem avaliado que parte do eleitorado que acredita ter em São Paulo pode não votar em Lula. Nesse grupo, estariam alas do mercado financeiro e alguns eleitores de centro.
A ministra do Planejamento acredita, segundo interlocutores, que esse eleitorado pode digitar o número dela na urna para o Senado, mas votar em outro candidato de centro-direita para Presidência da República.
Nesse cenário, Tebet tem ponderado que talvez seja melhor para Lula apostar em outro nome ao Senado em São Paulo que tenha mais potencial para ajudar o petista no maior colégio eleitoral do Brasil.
Tebet aguarda decisão de Lula
Tebet conversou com Lula sobre as eleições durante a viagem que ambos fizeram ao Panamá, no final de janeiro. Ela se colocou à disposição para disputar o Senado por São Paulo ou Mato Grosso do Sul, seu estado natal.
A ministra do Planejamento espera agora uma definição do próprio presidente. A expectativa dela, segundo aliados, é de que Lula tome uma decisão sobre o destino de Tebet logo após o feriado do Carnaval.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário