Lula parabeniza presidente eleito em Portugal e diz que resultado reforça acordo Mercosul-UE

Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem mostra presidente Lula. Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, neste domingo (8/2), o presidente eleito de Portugal, Antônio José Seguro, do Partido Socialista. O chefe do Executivo aproveitou para citar o acordo Mercosul-União Europeia, que avançou depois de 25 anos estagnado.

“Parabéns a António José Seguro, presidente eleito de Portugal, pela vitória expressiva nas urnas neste domingo (8). Numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo. E consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”, escreveu o presidente em sua página do X (antigo Twitter).

Parabéns a António José Seguro, presidente eleito de Portugal, pela vitória expressiva nas urnas neste domingo (8). Numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo. E consolida a posição de…

— Lula (@LulaOficial) February 8, 2026

Seguro disputou o cargo com André Ventura, do partido de direita Chega!. Com 99% dos votos apurados, Seguro tem 66,81% dos votos válidos contra 33,19% de Ventura.

Esta foi a segunda vez, desde 1986, que o país teve a eleição de um presidente decidida no segundo turno. Com votação recorde, 45,50% dos portugueses aptos a votar foram ás urnas neste domiongo (8/2). Com o resultado, a esquerda volta à Presidência de Portugal depois de um hiato de 20 anos.

Quem é Antônio José Seguro

O novo presidente de Portugal é ex-líder do Partido Socialista. Ele abandonou a vida política após perder a liderança em 2014 para o ex-primeiro-ministro António Costa.

Com 63 anos, Seguro anunciou sua candidatura à presidência em junho do ano passado. Ele é empresário nas áreas do turismo, agricultura e produtos alimentares, tendo Licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa.

Também é mestre em Ciência Política.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *