Temporal causa estragos em 70% das estradas de cidade no interior de SP

Divulgação / Defesa Civil
Temporal que atingiu Santa Rosa de Viterbo acumulou 186 mm de chuva em 24 horas, atingiu estradas, pontes e afetou o transporte escolar - Metrópoles

O temporal que atinge, desde o último sábado (7/2), a cidade de Santa Rosa do Viterbo, no interior de São Paulo, provocou uma série de estragos em áreas urbanas e rurais do município. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 70% das estradas rurais do município sofreram danos.

O volume acumulado chegou a 186 milímetros em 24 horas, sendo 125 mm concentrados entre 16h e 19h de sábado, período em que ocorreram os principais danos. Entre as interdições, a Rodovia Vicinal Claudinete Luiz Zurlo foi fechada no sentido Cidade – Amália, nas proximidades do Calcário, após a queda de uma barreira sobre a pista. Equipes atuam no local para a limpeza e liberação segura da via. Já a parte baixa da vicinal Antônio Caetano Silva foi liberada para o tráfego.

A Defesa Civil também confirmou a interdição de duas pontes no município: Ponte do Barro Preto e Ponte dos Roses. Na região da descida do Caçador, a pista ficou tomada por barro após o rompimento de uma curva de nível próxima à Rodovia Conde Francisco Matarazzo Júnior, comprometendo a segurança dos motoristas.

Na zona rural, os danos foram extensos. A ponte recém-reconstruída da Estrada Municipal Frederico Rose não resistiu à força da água e desabou. Já na Estrada do Campo de Aviação, uma forte erosão interditou completamente a passagem. Nesse trecho, um grupo que participava de uma descida de boia no Rio Pardo ficou ilhado e precisou ser resgatado. Durante a operação, houve um acidente com ferimentos leves em duas pessoas, que já receberam alta hospitalar.


Temporal deixou pontos da cidade em alerta


Veja como se proteger dos temporais

Defesa Civil do estado de São Paulo reforça que, durante o período de temporal típicos do verão, é fundamental que a população siga medidas preventivas para reduzir riscos.

As pancadas de chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e granizo, provocando alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e muros. Por isso, é recomendado evitar áreas alagadas, não atravessar vias inundadas e buscar abrigo em locais seguros, como residências, edifícios ou veículos fechados, mantendo vidros levantados.

A atenção deve ser redobrada em regiões próximas a encostas, margens de rios e córregos, observando sinais de alerta, como aumento repentino do nível da água, movimentação de terra ou queda de galhos e estruturas.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *