Ação que pode cassar Jorge Seif volta ao plenário do TSE para decisão

Agência Senado
Jorge Seif Fux

Está na pauta de julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgamento de ação que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif (PL-SC), por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2022. A análise pelo plenário, adiada por diversas vezes nos últimos dois anos, está prevista para ocorrer com início às 19h, desta terça-feira (10/2)

A última previsão do julgamento foi no dia 5 de fevereiro, mas devido às audiências das resoluções para as Eleições 2026, a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte Eleitoral, anunicou a mudança na data. 

O processo é movido pela coligação Bora Trabalhar, formada pelo PSD, Patriota e União Brasil, contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que rejeitou a cassação em 2023, arquivando o processo.

De acordo com o alegado nos autos do processo, a camapanha de Seif ao Senado teria sido favorecida por empresários e por um sindicato de Santa Catarina. Segundo a coligação, tudo teria ocorrido de forma não declarada à Justiça Eleitoral, o que impactou as eleições daquele ano.

Por nota, o senador se manifestou sobre o caso. Seif informou que tranquilo em relação à decisão do TSE de retomar o julgamento:

“Recebo com serenidade a informação de que o TSE marcou a data do julgamento do processo sobre minha campanha ao Senado em 2022. O caso já foi analisado duas vezes em Santa Catarina, com absolvição unânime, inclusive com parecer do Ministério Público Eleitoral pela improcedência da ação, por absoluta falta de provas”.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *