Lula deve usar prazo-limite para decidir sobre penduricalhos

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP)

Apesar da pressão de diferentes frentes, o presidente Lula deve aguardar o prazo final para decidir se veta ou sanciona a proposta que reajusta o salário dos servidores do Legislativo.

Segundo apurou a coluna, o texto, que chegou ao Palácio do Planalto no dia 4 de fevereiro, ainda será analisado em despacho com a Casa Civil, chefiada pelo ministro Rui Costa. O prazo final para o petista decidir sobre sanção ou veto é até o dia 22 de fevereiro.

 

Segundo fontes do Planalto, Lula deverá usar o prazo máximo para se decidir porque a avaliação é de que a proposta trata de um tema sensível e que, por isso,  o petista precisará ouvir seus principais ministros.

Como mostrou a coluna, há uma tendência de o presidente optar por um veto parcial. A estratégia do governo é negociar com o Congresso Nacional os trechos que serão barrados.

Em outra frente, integrantes do alto escalão do Planalto avaliam também que a decisão do ministro do STF Flávio Dino de suspender o pagamento de penduricalhos pressiona Lula a acelerar sua decisão sobre os vetos à proposta.

 

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *