Nefrologista revela as frutas que mais beneficiam a saúde dos rins

Rasi Bhadramani/Getty Images
Ilustração colorida de rins humano - Metrópoles

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), os rins são responsáveis por quatro funções, sendo a principal a eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração. Esses órgãos também atuam na regulação da formação do sangue e dos ossos, além de equilibrar a pressão sanguínea. Outro papel envolve o controle do balanço químico e de líquidos do corpo.

Em um artigo, a SBN ressaltou que, anualmente, em torno de 21 mil brasileiros precisam iniciar tratamento por hemodiálise ou diálise peritoneal. “Raros são aqueles que conseguem ter pelo menos uma parte do funcionamento dos rins recuperada para deixarem de necessitar de diálise, e poucos têm a sorte de receber um transplante renal”, pontuou a sociedade médica.

Cuidar dos rins requer adotar uma alimentação balanceada. A coluna Claudia Meireles acionou o nefrologista Elber Rocha, do Hospital Santa Lúcia, de Brasília (DF), para saber quais frutas são as “melhores amigas” dos rins.

De acordo com o especialista, não existe uma “fruta milagrosa”. O médico argumenta que, para proteger os rins, é preciso adotar um padrão alimentar com “mais plantas, menos ultraprocessados e sódio”. Ele indica também a combinar o controle da pressão arterial e da glicemia.

“Dito isso, algumas frutas se destacam porque atuam em mecanismos que reduzem o risco cardiovascular e de cálculos renais. Esses são dois inimigos dos rins”, revela Elber.

Frutas vermelhas ajudam na saúde do cérebro, segundo estudo de Harvard
Benéficas para a saúde dos rins, as frutas vermelhas são ricas polifenóis e antocianinas

Com base em referências científicas, a exemplo de artigos da Revista Clínica da Sociedade Americana de Nefrologia, as frutas vermelhas — morango, mirtilo e amora — beneficiam o funcionamento renal. “São ricas em polifenóis e antocianinas, compostos associados a melhor saúde vascular e efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes”, argumenta.

Segundo o médico, a doença renal frequentemente caminha em conjunto com as condições cardiovasculares. “Em estudos clínicos e meta-análises, compostos como antocianinas mostram potencial de melhora modesta de pressão arterial em alguns contextos (ainda com heterogeneidade entre estudos), e pressão bem controlada é um dos pilares de proteção renal”, sustenta.

Com relação ao consumo dessas frutas, Elber Rocha sugere comer uma porção ao dia in natura e sem açúcar. “Iogurte com morangos ou mix de frutas é uma opção simples”, orienta o especialista sobre a combinação.

Corte transversal de um rim humano em fundo científico. Ilustração 3D.
O nefrologista aconselha comer uma porção de frutas vermelhas para contribuir com o bom funcionamento dos rins

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *