Endocrinologista cita principal medida para não sobrecarregar o fígado

Getty Images
Ilustração colorida de fígado humano - Metrópoles

Quem está na contagem regressiva para aproveitar o Carnaval também deveria se preocupar com a saúde do fígado, que “sofre as consequências” do consumo exagerado de álcool e de alimentos pouco saudáveis, além da baixa ingestão de água, durante a época de folia. Para descobrir como amenizar os efeitos negativos no órgão, a coluna Claudia Meireles recorreu à expertise da endocrinologista Jacy Maria Alves.

Em entrevista, a mestra em medicina interna aponta uma estratégia “simples” que ajuda a evitar que o fígado fique sobrecarregado durante a temporada carnavalesca. A metabologista aconselha “definir o limite e o ritmo, e também se hidratar de forma inteligente.

A certificada em medicina do estilo de vida recomenda evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Ela argumenta que essa “é a principal medida para não sobrecarregar o fígado” ao longo da folia.

“O álcool é um fator bem estabelecido para lesão hepática, mesmo em doses consideradas moderadas, e seu efeito é potencializado em pessoas com fatores de risco como obesidade ou hepatites virais”, esclarece.

A médica enfatiza: “É importante lembrar que não existe ‘dose segura’ de álcool”. As pessoas que optarem por consumir bebidas alcoólicas, Jacy indica estabelecer três regras:

Ilustração colorida de fígado doente e com desenho de garrafa de cerveja - Metrópoles
O fígado é o órgão que metaboliza as substâncias ingeridas e, por isso, sofre os efeitos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *