
O embaixador do Irã, Abdollah Nekounam Ghadiri,comentou sobre a recente crise com os Estados Unidos e falou, também, sobre a possibilidade de desenvolver, ainda mais, as relações com o Brasil. As declarações do diplomata iraniano ocorreram nesta quarta-feira (11/2), durante evento em Brasília que comemorou os 47 anos da revolução islâmica no Irã
Segundo ele, apesar da recente guerra com Israel e das ameças do presidente norte-americano, Donald Trump, o Irã está disposto a “demonstrar seu compromisso duradouro com soluções diplomáticas”.
“Embora o governo [iraniano] atue de forma decisiva na defesa de sua soberania e segurança nacional, mantém-se igualmente comprometido com a diplomacia, buscando salvaguardar o interesse nacional e promover a paz e a estabilidade regional”, disse Abdollah Nekounam Ghadiri.
No último dia 6 de fevereiro, Washington e Teerã retornaram à mesa de negociações para discutir um possível acordo nuclear entre os dois países. A nova rodada de discussões – a quinta desde abril do último ano – aconteceu depois da guerra de 12 dias entre Irã e Israel, que motivou a paralisação dos contatos diplomáticos, segundo o embaixador iraniano.
Relação com o Brasil
No discurso, Abdollah Nekounam Ghadiri também comentou sobre as relações entre Irã e Brasil. Para o embaixador, a cooperação econômica e comercial dos dois países, que fazem parte do grupo dos Brics, “possui vasto potencial de desenvolvimento”.
Um dos pontos mencionados pelo embaixador seria a posição estratégica do Irã, que poderia possibilitar um acesso mais fácil do Brasil aos “mercados russos”.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário