Clima: combinação de calor e chuva prevalece nesta 5ª; confira

William Cardoso/Metrópoles
Chuva em SP

De acordo com o mapa de avisos meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase todo o país está sob alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas nesta quinta-feira (12/2). Apenas os estados de Alagoas e Roraima não foram incluídos no aviso. Já o Rio Grande do Sul tem alertas de tempestade de todos os níveis.

O destaque segue sendo a combinação de calor e pancadas de chuva isoladas, especialmente no período da tarde. Mesmo assim, a tendência geral é de tempo abafado, com sol aparecendo entre nuvens na maioria das capitais brasileiras.

O dia deve ser marcado por instabilidades em áreas centrais do país, o que eleva o risco de pancadas de chuva forte. Uma nova frente fria também espalha nuvens carregadas por áreas do Sul do Brasil, onde também há previsão de chuva forte.

Chuvas fortes

O Inmet emitiu alertas para tempestades no Sul, especialmente no centro-sul do Rio Grande do Sul, onde o acumulado pode chegar a 100 mm. No Sudeste, em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal, o padrão segue sendo de pancadas isoladas, com sensação de abafamento.

No Rio de Janeiro, os termômetros devem alcançar até 31°C, enquanto São Paulo e Belo Horizonte ficam em torno dos 28°C.

O Inmet também mantém alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas em áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, incluindo trechos entre Recife e Salvador. Nessas regiões, os volumes podem chegar a 50 mm, com rajadas de vento de até 60 km/h.

Diante dos avisos, o instituto recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alterações em encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de ventos fortes, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores nem estacionar veículos próximos a torres ou placas de propaganda.

Em situações de alagamento, a recomendação é proteger os pertences com sacos plásticos e buscar informações junto à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *