
Socorristas do Corpo de Bombeiros recorreram a um intérprete de Libras para se comunicar com um homem surdo, vítima de um atropelamento, em São Paulo (veja a seguir). O atendimento foi realizado por meio da Central de Libras São Paulo (Programa São Paulo São Libras) na quarta-feira (11/2).
O homem teve um ferimento na perna após ser atingido por um veículo na região da Barra Funda, zona oeste da capital paulista. Uma amiga da vítima informou aos bombeiros a condição de surdez e auxiliou os socorristas na triagem.
Os bombeiros, então, fizeram uma chamada de vídeo com um intérprete da São Paulo São Libras. A ligação foi efetuada através do próprio celular da acompanhante.
Na chamada, um dos agentes explica os procedimentos adotados na lesão e orienta a vítima a ficar calma. A mensagem é traduzida pelo intérprete.
Como funciona o São Libras
“Esse vídeo representa exatamente o que sonhamos quando criamos o São Paulo São Libras: garantir que nenhuma pessoa surda fique desamparada em momento de necessidade”, afirmou Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
“Ver nossos socorristas utilizando a Central de Libras para prestar um atendimento humanizado e eficiente comprova que estamos no caminho certo. A comunicação é um direito fundamental, e programas como este asseguram que a comunidade surda tenha acesso pleno aos serviços públicos, com dignidade e respeito”, concluiu o secretário.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário