Quanto tempo malhar para evitar o acúmulo de gordura nas artérias

We Are/Getty Images
Mulher negra está executando três tipos de atividade física

A atividade física é uma das estratégias mais eficazes — e acessíveis — para ajudar no controle do colesterol e na prevenção do acúmulo de gordura nas artérias. Além de melhorar o condicionamento, o exercício tem um papel importante na saúde cardiovascular como um todo, atuando diretamente na proteção dos vasos sanguíneos e reduzindo riscos associados a problemas como a arteriosclerose. Mas você sabe quanto tempo é preciso malhar para obter estas vantagens? Desscubra!

Leandra Batista, doutora em neurofisiologia e professora de educação física do Centro Universitário de Brasília (CEUB), destaca que, além do do colesterol, se movimentar contribui para diminuir inflamações no organismo, controlar a pressão arterial e até melhorar a glicemia, especialmente em pessoas com diabetes.

A expert acrescenta que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) fala em 150 minutos semanais, mas já existem estudos reforçando que esse tempo é o mínimo. “O ideal seria entre 150 a 300 minutos semanais, associados ao treinamento de força de duas a três vezes por semana”, reforça.

Jovem atleta correndo em uma esteira em uma academia enquanto ouve música. Metrópoles
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) fala em 150 minutos semanais

“Entre os principais benefícios, podemos destacar a melhora da função do endotélio vascular, ou seja, da própria parede dos vasos sanguíneos”, comenta. “O exercício ajuda na redução do quadro inflamatório sistêmico, além de contribuir no controle da pressão arterial, do colesterol e da glicemia.”

Para a profissional, vários estudos mostram que diabéticos que começam a praticar exercícios moderados costumam ter redução da glicemia. “Isso acontece porque o exercício promove aumento de massa muscular e faz o corpo utilizar a glicose que está na corrente sanguínea como fonte de energia.”

Para encerrar, a profissional emenda que, se possível, é interessante realizar atividades combinadas: um dia força, no outro aeróbico, ou até esporte e circuito funcional. “Essas atividades combinadas só agregam no ajuste e no controle das gorduras que ficam presentes nas paredes das artérias”, comenta.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *