
O morador que ameaçou “dar tiro” em um vizinho no condomínio Vista do Mirante, em Arniqueira (DF), também chegou a provocar o rival com a frase: “Vamos ver se tu é homem”.
“Vamos para a guerra”
As imagens foram gravadas em abril de 2025 por câmeras de segurança próximas. No primeiro trecho, o suspeito grita, em tom de ameaça: “Vamos embora para a guerra”. Depois, fala em “dar um tiro”.
“Eu só não te dou um tiro porque você tem um bocado de crianças para criar”, diz o suspeito. “Vamos ver se tu é homem”, complementa, momentos depois.
O homem que aparece fazendo as ameaças é Zeimar Rosângelo de Freitas Ribeiro (foto em destaque). Já o vizinho dele, vítima das intimidações, é o empresário Luiz Fernando Rodrigues Ramos, 50 anos. O condomínio em questão é o Vista do Mirante, localizado no conjunto 5 da chácara 19B.
Ao Metrópoles Luiz Fernando conta que o objetivo de Zeimar seria parcelar o terreno e construir lotes para alugar, em uma parceria delituosa com o síndico do condomínio, Oswaldo Menezes Filho.
O terreno em que Luiz Fernando mora é alvo de embate judicial entre ele e o síndico, e, em 16 de dezembro de 2025, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou a reintegração liminar de posse do terreno ao atual morador.
Luiz Fernando alega que ele e a esposa exercem posse legítima sobre a área desde 2010, baseada em cessão de direitos por parte de órgãos distritais e federais. A batalha judicial teria tido início em 2022, durante a pandemia de Covid-19, escalando para os episódios de ameaças a partir de abril de 2025.
O desembargador Fabrício Bezerra, relator do caso na 1ª Turma Cível do TJDFT, considerou que as provas apresentadas por Luiz Fernando são robustas. Ele destacou que a posse anterior, pertencente aos parentes da esposa dele, estava bem documentada, e que as ameaças sofridas foram comprovadas com imagens.
Relatórios e concessões
Luiz Fernando possui a seu favor reconhecimento e autorização por parte da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). O lote do morador está sobre uma nascente que surgiu em 2017, e o órgão mantém como responsáveis pelo ponto Fernando e a esposa.
Além disso, relatório da Secretaria DF Legal apontou desmatamento, cercamento e desvio de água da nascente, supostamente cometidos pelo síndico do condomínio e pelo suspeito que aparece em imagens ameaçando Luiz Fernando.
“Realizamos vistoria ao endereço SHA conjunto 5 chácara 19B, onde observamos o desmatamento de toda área verde contígua aos lotes para a criação de novos lotes totalmente irregulares, em área pública”, pontua a DF Legal no relatório, produzido em julho de 2025.
“Os moradores relataram que seria uma pessoa chamada Oswaldo o responsável pelo desmatamento e que ele é o atual síndico do condomínio residencial Vista do Mirante”, diz o relatório.
Agentes da DF Legal produziram imagens durante visitas, em meados de 2025:
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário