
Durante expedição nas Ilhas Malvinas, um homem registrou imagens raras de golfinhos-panda (Cephalorhynchus commersonii), espécie difícil de ser avistada por habitar regiões remotas e pela agilidade em se movimentar na água. O vídeo foi divulgado no final de janeiro.
A filmagem foi feita por Rich Brand, membro da equipe de expedição da Albatros Expeditions e Polar Latitudes. Os animais se aproximaram do barco em que ele fazia um passeio pela ilha. Um dos golfinhos chega a colocar a cabeça para fora da água.
“Eu os vi à distância e sabia que estavam na área. Peguei meu celular para fotografá-los assim que os vi se aproximando de mim. Eles são tão curiosos e brincalhões. É sempre um prazer observar a vida selvagem na natureza”, afirmou Brand em entrevista ao portal britânico SWNS.
Características do golfinho-panda
Também chamados de golfinho de commerson, eles são considerados um dos menores entre as espécies de cetáceos, segundo informações do portal Oceanwide. Em média, os animais têm 1,5 metro de comprimento, com fêmeas um pouco maiores que os machos.
A espécie ganhou o apelido de golfinho-panda por ter o corpo geralmente branco, com cabeça, barbatana dorsal e cauda pretas. Esses animais têm a dieta baseada em peixes, lulas, crustáceos e algas e costumam caçar à noite através da ecolocalização para identificar as presas. Em alguns casos, os bichos até nadam de cabeça para baixo visando o melhor rastreamento do alvo.
Apesar de serem considerados amigáveis com humanos, eles estão presentes em habitats remotos, em locais de água muito gelada no extremo sul da América do Sul. Além disso, nadam a velocidades de até 15 km/h, o que dificulta a observação.
Atualmente, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) classifica o golfinho-panda em situação “pouco preocupante” em relação ao risco de extinção.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário