
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, encontrou-se nesta sexta-feira (13/2), em Munique, com o atleta de skeleton Vladyslav Heraskevych, a quem condecorou com a Ordem da Liberdade e agradeceu publicamente pela “postura digna” diante do episódio envolvendo o chamado “capacete memorial”.
Pai e treinador de Heraskevych, Mykhailo Heraskevych, também estava presente.
“As medalhas são importantes para a Ucrânia e para você, mas o que mais importa, na minha opinião, é quem você é. Eu o considero uma pessoa notável”, declarou.
Segundo o presidente, Heraskevych representa a resiliência dos ucranianos em meio à guerra e reforça a imagem de união nacional em tempos de conflito prolongado com a Rússia.
O atleta foi desclassificado dos Jogos Olímpicos de Inverno por usar um capacete em homenagem a esportistas mortos na guerra contra a Rússia.
Caso Vladyslav Heraskevych
No encontro, Zelensky afirmou que a atitude do atleta mobilizou apoio internacional à Ucrânia e reforçou a memória das vítimas do conflito.
O presidente ressaltou que o maior patrimônio do país é o próprio povo ucraniano e elogiou o reconhecimento recebido por Heraskevych dentro e fora do ambiente esportivo.
O atleta, por sua vez, agradeceu o apoio e afirmou que o episódio ampliou a visibilidade global sobre os atletas mortos na guerra.
“O mais importante é que o mundo inteiro está agora falando sobre os atletas retratados neste capacete. E, apesar de suas mortes, eles estão chamando a atenção para a Ucrânia. Estão mobilizando apoio para a Ucrânia. E isso é realmente algo muito especial”, disse.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário