
A Secretaria estadual da Saúde de São Paulo (SES-SP) emitiu, nesta semana, um alerta à população sobre os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas e de intoxicação por metanol durante o Carnaval 2026.
O Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do governo estadual coordena ações junto às Vigilâncias Sanitárias municipais, que são as responsáveis pela inspeção de estabelecimentos e vendedores ambulantes que comercializam alimentos e bebidas alcoólicas, incluindo a verificação da origem e procedência dos produtos.
Também haverá fiscalização para coibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos, conforme a Lei Estadual nº 14.592/2011, além de orientar o comércio com foco na prevenção e no cumprimento da legislação.
Aos foliões, a recomendação é adquirir produtos apenas de estabelecimentos regularizados, verificar a procedência das bebidas e evitar o consumo de itens de origem desconhecida. Compre somente bebidas de fabricantes legalizados, com rótulo, lacre de segurança e selo fiscal, evitando opções de origem duvidosa e prevenindo casos de intoxicação que podem colocar a vida em risco.
Sinais e sintomas de alerta
Balanço de casos
Atualmente, quatro óbitos permanecem sob investigação: um em Guariba, de um paciente de 39 anos, um de São José dos Campos, de 31 anos, e dois de Cajamar, de 29 e 38 anos. Outros 570 casos suspeitos foram descartados.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário