
Lucas Pinheiro Braathen conquistou a medalha de ouro do Brasil no slalom gigante nas Olimpíadas de Inverno. Aos 25 anos, essa é a primeira vez que ele disputou os Jogos competindo sob a bandeira verde e amarela.
Ele é filho de pai norueguês com mãe brasileira e tem dupla cidadania. Desde criança, o esquiador mantém o contato com a cultura do Brasil visitando a família materna nas férias.
Defendendo a bandeira da Noruega, seus país natal, Braathen foi campeão na categoria slalom da Copa do Mundo de Esqui Alpino, em 2023. O jovem chegou a anunciar a aposentadoria do esporte após desentendimentos com a federação norueguesa.
No entanto, ele voltou às competições em 2024, defendendo o Brasil. Ele conquistou diversas medalhas em etapas da Copa do Mundo de slalom e slalom gigante.
Ouro inédito
Lucas Pinheiro Braathen é campeão olímpico em Milão-Cortina. Neste sábado (14/2), o atleta fez o melhor tempo somado das duas baterias do slalom gigante, prova do esqui alpino, e fez história ao conquistar a inédita medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Inverno.
Lucas Pinheiro Braathen prometeu fazer história
O esquiador Lucas Pinheiro Braathen, de 25 anos, proporcionou um momento histórico para o esporte brasileiro. Nascido em Oslo, na Noruega, filho de pai norueguês e mãe brasileira, Lucas anunciou recentemente a escolha de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026, que começam nesta sexta-feira (6/2).
Lucas se dirigiu diretamente ao público prometendo fazer a diferença: “Estou na Áustria me preparando para os Jogos Olímpicos e eu só queria compartilhar que eu mal posso esperar para representar nossas cores nos Jogos Olímpicos e carregar a nossa bandeira na cerimônia de abertura em Milão”, descreveu.
Por fim, ele comentou sobre representar o país verde e amarelo. “É uma honra imensa e eu sou muito grato por essa oportunidade. O Brasil não está aqui para participar, o Brasil está aqui para fazer a diferença. Estamos juntos, vamos Brasil”, completou.
Lucas já é um nome consolidado no esqui alpino mundial. Especialista nas provas técnicas de slalom e slalom gigante, ele conquistou o título da Copa do Mundo de slalom em 2023 defendendo a Noruega, mas anunciou a aposentadoria logo depois, aos 23 anos, por questões pessoais e pela busca por felicidade fora das pistas.
Em março de 2024, surpreendeu ao retornar ao esporte representando o Brasil. Veja os resultados de Lucas pelo esporte brasileiro:
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário