
Lucas Pinheiro Braathen conquistou neste sábado (14/2) o inédito ouro brasileiro nos Jogos Olímpicos de Inverno. O título causou reação da imprensa da Noruega, país que o esquiador representava até outubro de 2023.
O jornal norueguês Dagbladet destacou o título de Lucas Pinheiro como “absolutamente incrível”. Segundo a publicação, o atleta fez história ao colocar o Brasil no lugar mais alto do pódio do slalom gigante.
“Ao cruzar a linha de chegada, ele abriu os braços – e ficou claro rapidamente que o ‘brasileiro de Hokksund (cidade norueguesa em que foi criado)’ havia realizado uma volta monstruosa, algo raro”, diz o periódico.
Ainda de acordo com a Dabladet, durante a transmissão do evento para a Noruega, o comentarista Kjetil André Aamodt, do canal NRK, classificou a situação como frustrante.
“É um pouco frustrante que ele não seja norueguês”, disse Aamodt.
Lucas Pinheiro Braathen é filho de pai norueguês com mãe brasileira e tem dupla cidadania. Desde criança, o esquiador mantém o contato com a cultura do Brasil visitando a família materna nas férias.
Defendendo a bandeira da Noruega, país em que nasceu, Braathen foi campeão na categoria slalom da Copa do Mundo de Esqui Alpino, em 2023. O jovem chegou a anunciar a aposentadoria do esporte após desentendimentos com a federação norueguesa.
No entanto, ele voltou às competições em 2024, defendendo o Brasil. Ele conquistou diversas medalhas em etapas da Copa do Mundo de slalom e slalom gigante.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário