“Solte sua Janja”, diz fantasia de escola que homenageia Lula no Rio

Foto: Lucas Pasin/Metrópoles
foto de fantasia da escola de samba que homenageia lula no rio de janeiro

A primeira-dama Janja da Silvaé mencionada em fantasia da escola de samba Acadêmicos de Niterói (imagem em destaque), cujo samba-enredo homanageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (15/2), no Rio de Janeiro. Uma das alas terá estandartes com a seguinte frase: “Solte sua Janja”.

Segundo a escola de samba, “as roupas que os brincantes vestem foram inspiradas em diversos blocos de rua da esquerda. São manifestações carnavalescas que se apresentam com cunho político progressista, exaltando a perspicácia irônica brasileira, como pode ser vista em alguns estandartes da ala. ‘Solte sua Janja!’ é um exemplo. É a essência brincalhona e irreverente de um país democrático, que pode festejar, ironizando até o nome da primeira-dama”.

Lula e Janja estão na Marquês de Sapucaí para assistir ao desfile da Acadêmicos de Niterói. O tema do samba-enredo é: “Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil”.O presidente deve acompanhar tudo de um camarote, enquanto há expectativa de que Janja participe do desfile, do alto do último carro alegórico da escola.

Na letra do samba, Eurídice Ferreira de Mello, mãe de oito filhos, narra a viagem de “13 noites e 13 dias” com a família, em um caminhão “pau-de-arara”, entre Garanhuns, no interior de Pernambuco, e a periferia de Guarujá, no litoral paulista, em alusão à trajetória do chefe do Executivo.

Reação da oposição

A participação de Lula gerou repercussão, em especial entre políticos de direita, que o acusaram de fazer propaganda eleitoral antecipada e usar dinheiro público para se promover. Eles chegaram a acionar a Justiça contra a participação de Lula no desfile.

Neste ano, o Governo Federal destinou R$ 12 milhões em verba pública para escolas do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro. A Acadêmicos de Niterói deve receber R$ 1 milhão pela participação no desfile.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *