
Policiais civis da 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro) prenderam um homem suspeito de liderar um esquema interestadual de fraudes e de apropriação de equipamentos médicos de alto custo.
Segundo as investigações, o suspeito tinha como alvo clínicas de cardiologia. Ele costumava marcar consultas e exames específicos, com o objetivo de furtar aparelhos portáteis, como o de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) e o holter (foto em destaque).
Os dois equipamentos servem para monitoramento da frequência cardíaca em um período de 24 horas e permitem que os pacientes possam utilizá-los fora da clínica, desde que retornem no dia seguinte para devolvê-los.
Entretanto, o suspeito não devolvia os equipamentos após o prazo e, para dificultar sua localização, assinava os termos de responsabilidade utilizando dados falsos. Cada aparelho furtado possui valor de mercado entre R$ 18 mil e R$ 23 mil.
A escalada criminosa teve início no Distrito Federal e se expandiu rapidamente para outros cinco estados: Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pará e Tocantins.
O suspeito foi localizado no Pará, e o mandado de prisão preventiva foi cumprido pela Polícia Civil daquele estado (PCPA). Foram apreendidos celulares e o passaporte do investigado.
De acordo com a PCDF, o suspeito foi encaminhado à carceragem da corporação, onde permanece à disposição da Justiça.
As investigações prosseguem para localizar os equipamentos subtraídos e identificar a eventual participação de terceiros na comercialização dos aparelhos no mercado paralelo.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário