
Resistência e posicionamento. Foi assim que a Acadêmicos de Niterói definiu o desfile em homenagem ao presidente Lula, na noite de domingo (15/2), que foi marcado por muitas polêmicas e críticas.
No Instagram, nesta segunda-feira (16/2), a agremiação emitiu uma nota oficial sobre o caso: “A Acadêmicos de Niterói começa essa mensagem agradecendo, de coração aberto, a sua comunidade. O que vivemos na Avenida só foi possível graças à força do povo, à união dos nossos componentes e ao amor de quem nunca deixou essa escola caminhar sozinha“, começou.
Rebateu as críticas
Ainda na postagem, a escola soltou o verbo: “Mas é preciso dizer a verdade. Durante todo o processo carnavalesco, a nossa agremiação foi perseguida. Sofremos ataques políticos, enfrentamos setores conservadores e, de forma ainda mais grave, lidamos com perseguições vindas de gestores do próprio Carnaval Carioca”, denunciou, antes de completar:
“Houve tentativas de interferência direta na nossa autonomia artística, com pedidos de mudança de enredo, questionamentos sobre a letra do samba e outras ações que buscaram nos enquadrar e nos silenciar. Não conseguiram”, garantiu o texto.
Em seguida, a Acadêmicos de Niterói deu mais detalhes: “Mesmo pressionada, a Acadêmicos de Niterói não se curvou. Nos posicionamos, resistimos e levamos para a Avenida um desfile verdadeiro, potente e coerente com a nossa identidade”, afirmou.
“O amor venceu o medo”
Logo depois a agremiação fez um desabafo: “A força da nossa comunidade foi o nosso pilar. A aclamação popular foi a nossa resposta. O carinho do público foi o nosso maior prêmio”, declarou.
E continuou relatando: “Também não ignoramos o histórico conhecido no Carnaval: a narrativa injusta de que ‘quem sobe, desce’. Por isso, reafirmamos com firmeza que esperamos um julgamento justo, técnico e transparente, que respeite o que foi apresentado na Avenida e não reproduza perseguições, interesses ou pré-julgamentos“, disse.
No fim, a escola observou: “A nossa mensagem ecoa clara, forte e sem medo: 🔥 ‘Em Niterói, o amor venceu o medo’ 🔥. Seguimos firmes. Seguimos com o povo. Seguimos atentos”, concluiu.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis
Deixe um comentário