
Está na pauta de julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgamento de ação que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif (PL-SC), por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2022. A análise pelo plenário, adiada por diversas vezes nos últimos dois anos, está prevista para ocorrer com início às 19h, desta terça-feira (10/2)
A última previsão do julgamento foi no dia 5 de fevereiro, mas devido às audiências das resoluções para as Eleições 2026, a ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte Eleitoral, anunicou a mudança na data.
O processo é movido pela coligação Bora Trabalhar, formada pelo PSD, Patriota e União Brasil, contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que rejeitou a cassação em 2023, arquivando o processo.
De acordo com o alegado nos autos do processo, a camapanha de Seif ao Senado teria sido favorecida por empresários e por um sindicato de Santa Catarina. Segundo a coligação, tudo teria ocorrido de forma não declarada à Justiça Eleitoral, o que impactou as eleições daquele ano.
Por nota, o senador se manifestou sobre o caso. Seif informou que tranquilo em relação à decisão do TSE de retomar o julgamento:
“Recebo com serenidade a informação de que o TSE marcou a data do julgamento do processo sobre minha campanha ao Senado em 2022. O caso já foi analisado duas vezes em Santa Catarina, com absolvição unânime, inclusive com parecer do Ministério Público Eleitoral pela improcedência da ação, por absoluta falta de provas”.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário