
O uso de medicamentos injetáveis, como as canetas emagrecedoras, para emagrecimento e controle da diabetes cresceu muito rápido no Brasil nos últimos anos. Contudo, esse aumento no consumo ocasionou um efeito colateral que ganhou nome: agonorexia.
A agonorexia é um termo novo usado para descrever o quadro de anorexia motivado pelos remédios. Embora ainda não seja um diagnóstico oficial, o termo está sendo usado para descrever um comportamento bem parecido com os quadros de anorexia, com perda importante da fome, aversão à comida e mudanças no estilo de vida que podem comprometer a saúde física e emocional dos pacientes.
O que é a agonorexia
A agonorexia é um nome informal para caracterizar quando o efeito dos análogos de GLP-1 — a classe de medicamentos usada em remédios como Wegovy e Mounjaro — em vez de só diminuir o apetite, como é esperado no tratamento da obesidade, bloqueia a fome de forma excessiva.
A pessoa quase não sente vontade de comer, pode sentir enjoo com os alimentos e, com o tempo, começa a pular refeições com frequência. Em alguns casos, evita até encontros e eventos sociais que envolvem comida.
Quem está mais vulnerável à agonorexia?
De acordo com os especialistas de saúde, o quadro aparece mais em pessoas que usam as canetas sem ter real necessidade e indicação médica. Entre os principais fatores de risco estão a busca por emagrecimento rápido, o início do tratamento com doses altas (sem o aumento progressivo, como deveria ser) e a presença de distorções de autoimagem.
Esses medicamentos atuam em áreas do cérebro que controlam e reduzem a fome e a sensação de prazer ao comer. Além disso, retardam o esvaziamento do estômago, o que causa a sensação de “barriga cheia” por mais tempo depois das refeições. Esse conjunto de efeitos, dependendo do contexto, pode ser perigoso.
Os estudos de segurança dos medicamentos foram feitos com pessoas que tinham obesidade ou diabetes. É exatamente por isso que, fora desse perfil, existe um risco maior do “efeito sanfona”, quando a pessoa perde peso rápido, mas também perde massa magra.
Em pacientes com obesidade e diabetes, o uso de remédios como Wegovy e Mounjaro pode trazer benefícios reais e importantes. Porém, é importante lembrar que respeitar a indicação e acompanhamento médico é de extrema importância.

Principais riscos da agonorexia
Entre os principais riscos associados à agonorexia, destacam-se:
Os especialistas alertam que, ao perceber uma diminuição extrema do apetite, é fundamental procurar um médico para reavaliar a dose ou a continuidade do tratamento. Eles ainda reforçam que as canetas emagrecedoras não são ferramentas estéticas e que o uso indevido pode trazer consequências graves e duradouras.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário