
A coalizão formada pelo Partido Liberal Democrático (LDP) e o Partido da Inovação do Japão (JIP) conquistou, neste domingo (8/2), a maioria das cadeiras do Parlamento japonês e garantiu a permanência da premiê, Sanae Takaichi, no poder.
Segundo levantamento da emissora pública japonesa NHK, o partido de Takaichi já obteve 316 cadeiras na Câmara Baixa Japão — número acima das 233 cadeiras necessárias para formar maioria na Casa.
Com isso, o grupo governista consolida seu poder ao obter o controle do legislativo local. Em 19 de janeiro, a atual premiê japonesa dissolveu o Parlamento japonês, e convocou novas eleições em meio as altas taxas de aprovação de seu governo.
A estratégia foi bem sucedida. Antes da eleição deste fim de semana, o LDP contava com 198 assentos na Câmara Baixa, e conseguia governar graças ao apoio do JIP, que possuía 34 cadeiras.
Sanae Takaichi
Takaichi, 64 anos, assumiu o governo japonês em outubro do último ano. A política, que conta com o apoio de Donald Trump, tornou-se a primeira mulher a chefiar o Japão.
Admiradora de Margaret Thatcher, ela é um nome da ala mais conservadora da direita japonesa e defende endurecimento em áreas como imigração e defesa.
Takaichi já disse querer se tornar a “dama de ferro japonesa”, em referência à ex-premiê britânica.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário