Anvisa proíbe lotes de alimentos e suplementos alimentares; veja quais

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Anvisa - Metrópoles - suplementos - azeita

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nessa sexta-feira (30/1), a apreensão de alimentos e suplementos alimentares das empresas Nestlé, Cycles Nutrition, Mushin, Organza, P2, Slok e Deluxe. De acordo com o órgão, os produtos foram apreendidos por conter irregularidades como origem desconhecida, propagandas indevidas e substâncias inapropriadas.

O órgão proibiu a comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de todos os produtos.

Veja quais são os produtos:

Nestlé

O produto Alfamino 400, contém a presença de selênio (31,1mcg/100kcal) e iodo (175,7mcg/100kcal) em quantidades acima dos limites permitidos na legislação sanitária na fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância.

Cycle

Todos os suplementos alimentares da marca Recover, Shot Ritual, Relax Ritual estão sob apreensão devido à presença de extratos vegetais “sem avaliação prévia de segurança para uso nesta categoria de alimentos”.

Mushin

A empresa teve suspensão nos produtos Fantastic Oat nos sabores de frutas vermelhas, banana e caramelo, e maçã e canela. Segundo a Anvisa, as mercadorias possuem ingredientes “não avaliados quanto à segurança de uso em alimento (extrato de cogumelo rico em vitamina D)” e fazem alegações não comprovadas na propaganda como “reduzir níveis de colesterol ruins” e “controlar níveis de açúcar no sangue”.

Organza

Todos os suplementos alimentares da empresa Organza foram suspensos devido à “ausência de estudos de estabilidade e controle de qualidade” e a presença de constituintes não autorizados em alimentos.

P2 Brasil

Suplemento em gotas Insufree, por possuírem origem desconhecida e utilizarem “indicações terapêuticas, alegações funcionais e de saúde não aprovadas na rotulagem”.

Slok

Brasitália – Energy Coffee; Benedetto Blueberry Zero Açúcar – Energy Antioxidant; Benedetto Blueberry – Energy Antioxidant, sob a justificativa de fabricar, distribuir, fazer propaganda e comercializar de alimentos sem a devida regularização e com ausência de estudo de estabilidade.

Deluxe

Suplementos Black Deluxe, Glamorous Shape, Glamorous Ozem, Ozemzinho, Firezinho, Blackzinho, Shapezinho e Mini Shape, por conterem origem desconhecida e registro de efeitos adversos (como taquicardia e falta de ar), além da divulgação de alegações de emagrecimento não aprovadas, com nome e apresentação que sugerem tratar-se de produto “emagrecedor”.

O espaço está aberto para as manifestações das empresas que tiveram os produtos apreendidos pela Anvisa.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *