
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), disse que o ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, prestará depoimento ao colegiado depois do Carnaval, em 19 de fevereiro. A defesa do banqueiro fez um acordo com a comissão depois de anunciar que Vorcaro faltará à audiência prevista para a próxima quinta-feira (5/2).
A definição foi acordada após reunião com o ministro Dias Toffoli, relator do inquérito do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado salientou que, caso haja pedido, concordará com a ida de Vorcaro, uma vez que ele cumpre prisão domiciliar e faz uso de tornozeleira eletrônica, por decisão do próprio ministro.
“Sobre a vinda do senhor Daniel Vorcaro, a defesa entrou em contato pedindo um adiamento da vinda dele, com o seguinte compromisso que foi colocado da minha parte: eu concordo com o adiamento de quinta-feira, desde que a defesa não impetre um habeas corpus para evitar futuramente que ele não venha. Foi feito um acordo com os advogados. Eles não vão buscar habeas corpus no Supremo. Daniel Vorcaro está disposto a vir de forma, inclusive, aberta, trazer a documentação, e eu estou marcando a vinda dele para a primeira quinta-feira depois do Carnaval”, declarou Viana a jornalistas no Senado.
Já quem decide sobre um eventual habeas corpus é o ministro André Mendonça. Questionado sobre a possibilidade de chegar a data da oitiva e, ainda assim, a defesa pedir o benefício, Viana respondeu que recorrerá à condução coercitiva.
“Nós vamos agir como a Constituição nos garante: uma condução coercitiva. Isso, inclusive, foi conversado com o próprio ministro Toffoli, de que ele terá de vir à CPMI. Isso está acertado e ele virá com boa vontade. Se não vier, vocês têm certeza absoluta de que eu vou usar da minha autoridade como presidente, como já fiz em outras duas vezes, de trazê-lo aqui, debaixo de condução coercitiva, para que ele possa dar os depoimentos”, disse o senador.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário