Após duas mortes em brigas de rua, jovens do DF caem na porrada em festa

Material cedido ao Metrópoles
Jovens brigando em festa

Em menos de dez dias, duas brigas envolvendo jovens terminaram em morte no Distrito Federal. Os casos de Rodrigo Castanheira, 16 anos, e Leonardo Ferreira da Silva, 19 anos, expõem uma sequência de episódios marcados por agressões, violência extrema e banalização da vida.

No último fim de semana, uma nova briga generalizada registrada durante uma festa no Setor de Clubes Sul jogou luz sobre a escalada da violência entre adolescentes e jovens adultos que ganham as ruas da capital da república para resolverem diferenças na porrada.

Pelo menos oito rapazes, aparentando serem adolescentes, protagonizaram uma briga generalizada. Trocas de socos, chutes, tentativas de “mata-leão” e agressões mútuas marcaram o confronto. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma cena descrita por testemunhas como “selvageria”.

Caso Rodrigo Castanheira

Apesar de não haver registro de morte nesse episódio, o caso lembra a tragédia ocorrida com o adolescente Rodrigo Helbingen Fleury Castanheira, de 16 anos. Ele morreu na manhã do dia 7 de fevereiro após ser agredido em Vicente Pires, na noite de 22 de janeiro, pelo ex-piloto Pedro Turra, 19, que está preso preventivamente no complexo penitenciário da Papuda aguardando julgamento.

Segundo as investigações, o jovem foi atingido com um soco que o fez bater violentamente a cabeça contra a lataria de um carro. Imagens gravadas por pessoas que estavam no local mostram o momento da agressão e os pedidos de quem assistia à cena: “Vai matar ele”.

Rodrigo chegou a voltar para casa, mas passou mal horas depois. Ele foi internado na UTI do Hospital Brasília, onde permaneceu intubado até não resistir às complicações. O principal denunciado é Pedro Arthur Turra Basso, 19 anos, acusado de homicídio doloso — quando há intenção de matar. Ele foi preso preventivamente pela Polícia Civil do Distrito Federal e está no Centro de Detenção Provisória da Papuda.

Mais morte em briga de rua

Na madrugada de 15 de fevereiro, outro jovem perdeu a vida em circunstâncias semelhantes. Leonardo Ferreira da Silva, 19 anos, morreu após uma briga de rua no bairro Nova Colina, em Sobradinho I.

De acordo com a polícia, Leonardo trocou agressões com um homem de 26 anos em plena via pública. A luta foi filmada por outro homem, que teria incentivado a violência com gritos de estímulo.

Durante o confronto, Leonardo recebeu um golpe conhecido como “mata-leão”. Após a briga, ele passou mal e foi levado à UPA de Sobradinho II, já em parada cardiorrespiratória. Apesar dos esforços médicos, não resistiu.

A ocorrência foi registrada na 35ª Delegacia de Polícia. O agressor e o homem que filmou e incentivou a briga foram presos em flagrante e permanecem detidos por  homicídio.

Dor e comoção

O enterro de Rodrigo foi marcado por forte comoção, reunindo familiares e amigos vindos de outros estados. Já a morte de Leonardo causou revolta e tristeza na comunidade de Sobradinho.

As duas famílias agora convivem com o mesmo luto — o de vidas jovens interrompidas em meio a brigas que poderiam ter sido evitadas.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *