
Após semanas de protestos e a morte de dois manifestantes durante ações de agentes federais, o governo dos Estados Unidos anunciou que todos os agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) em serviço em Minneapolis passarão a utilizar câmeras corporais. A medida foi confirmada nesta segunda-feira (2/2) pela secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, e deve ser expandida para outras regiões do país.
“Com efeito imediato, estamos distribuindo câmeras corporais para todos os policiais em serviço em Minneapolis. Conforme houver disponibilidade de recursos, o programa será expandido para todo o país”, afirmou Noem.
Segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), alguns agentes do ICE já utilizavam o equipamento, mas não havia uma exigência formal para o uso obrigatório por todos os servidores.
A decisão ocorre em meio a uma crise de credibilidade das operações migratórias conduzidas pelo governo do presidente Donald Trump.
Protestos após mortes em operações federais
Pressão política e impasse no Congresso
Entre elas estão a identificação visível dos agentes, a retirada de máscaras durante as operações, o uso obrigatório de câmeras corporais e a atuação apenas com mandados judiciais.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário