Audiência sobre extradição de Tagliaferro é adiada na Itália

Reprodução / YouTube
Eduardo Tagliaferro

A defesa de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), informou, nesta quarta-feira (11/2), que a audiência sobre a extradição foi adiada na Itália. A Corte italiana acatou o pedido para adiar o julgamento por 30 dias.

Segundo os advogados à frente do caso, o adiamento ocorreu a pedido da defesa constituída na Itália, com a anuência da equipe jurídica brasileira, “em razão da necessidade de apresentação de documentos expedidos por autoridades públicas brasileiras devidamente apostilados e traduzidos para a língua italiana, garantindo-se a plena regularidade formal e a adequada compreensão dos elementos probatórios pelas autoridades estrangeiras”.

Ainda de acordo com os defensores, o objetivo é garantir a tramitação correta do devido processo legal, da cooperação jurídica internacional e da ampla defesa, com os documentos sendo apresentados de forma completa, válida e tecnicamente adequada.

A defesa acrescentou que “reitera sua confiança nas instituições e reafirma que continuará atuando com absoluta transparência e responsabilidade, mantendo a imprensa e a sociedade informadas acerca dos desdobramentos relevantes do caso”.

Tagliaferro enfrenta uma acusação na Justiça italiana, movida a partir de pedido da Justiça brasileira, sob acusação dos crimes de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolve organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Ele teria vazado informações confidenciais que obteve quando trabalhava no gabinete de Moraes, com o intuito de obstruir investigações e favorecer interesses próprios e de terceiros, segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *