
Autoridades ao redor do mundo lamentaram o ataque a tiros no Canadá que deixou 10 pessoas mortas, incluindo a atiradora, e outras 25 pessoas feridas em uma escola. O caso ocorreu na tarde de terça-feira (10/1) na cidade de Tumbler Ridge, na província da Colúmbia Britânica.
Segundo autoridades canadenses, a pessoa responsável pelo ataque foi uma mulher, também encontrada morta após o ataque. Ela teria invadido a escola com uma arma e efetuado os disparos. Além do colégio, uma residência foi alvo da atiradora.
Nas redes sociais, o presidente da França, Emmanuel Macron, chamou o ataque de “tragédia” e afirmou que a França se solidariza com o povo canadense. “Nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas, os feridos e toda a comunidade educacional”, escreveu.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky também usou as redes sociais para lamentar o ataque. “Estamos chocados com a notícia do tiroteio em uma escola em Tumbler Ridge, Canadá. Quando crianças são mortas, ninguém deve permanecer indiferente”, ressaltou Zelensky.
We are shocked by the news of the shooting at a school in Tumbler Ridge, Canada. When children are killed, no one should remain indifferent. Such tragedies should never happen anywhere, in any country in the world.
We hope that all those who were injured will recover quickly. On…
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 11, 2026
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, também lamentou o ataque e afirmou que está de “coração partido por este horrível tiroteio em uma escola na Colúmbia Britânica”.
“O povo da Califórnia se solidariza com nossos vizinhos no Canadá, demonstrando luto e solidariedade — nenhuma comunidade deveria sofrer com esse tipo de violência”, escreveu Newsom.
Heartbroken by this horrific school shooting in British Columbia. The people of California stand with our neighbors in Canada in grief and solidarity — no community should endure this kind of violence. https://t.co/jlakj7GNJJ
— Governor Gavin Newsom (@CAgovernor) February 11, 2026
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, também se manifestou sobre o ataque nesta quarta-feira (11/2). Em comunicado oficial, afirmou estar “consternado” com a “terrível tragédia”.
“Eu me junto às canadenses e aos canadenses para expressar minha solidariedade com aqueles cujas vidas foram irrevogavelmente abaladas hoje (terça-feira), e para saudar a coragem e o altruísmo dos primeiros socorristas que arriscaram suas vidas para proteger seus conterrâneos”, escreveu.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário