
O Carnaval inicia neste sábado (14/2) e segue até terça-feira (17/2), com uma programação variada para todos os públicos em várias regiões do Distrito Federal. Com Brasília entrando oficialmente no clima, a população tende a se atentar aos horários de funcionamento de comércio e serviços públicos.
Serviços essenciais, como transporte público e acionamento das forças de segurança – Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Polícia Civil (PCDF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) – seguirão funcionando todos os dias.
Comércio
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista-DF), as lojas de rua e dos shopping centers não funcionarão apenas na terça-feira de Carnaval, dia 17, data em que é comemorado o Dia do Comerciário.
Nos demais dias, o funcionamento poderá ocorrer conforme as regras previstas em convenção coletiva.
Açougues, hortifrutis e floriculturas permanecerão fechados na segunda (16) e terça-feira (17) de Carnaval.
Bares, restaurantes, feiras e farmácias
Para bares e restaurantes, a terça-feira de Carnaval, dia 17, também é considerada feriado pela categoria. Ainda assim, os estabelecimentos poderão funcionar, desde que sejam observadas as regras previstas na convenção coletiva.
Feiras, supermercados e drogarias poderão funcionar normalmente durante todo o período de Carnaval.
Saúde
As emergências do Hospital Base, dos hospitais regionais, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e da Casa de Parto de São Sebastião atenderão de forma ininterrupta, 24 horas por dia.
Do mesmo modo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continuará de plantão pelo telefone 192. Entre os dias 14 e 17 de fevereiro haverá esquema especial de atendimento, com equipes posicionadas estrategicamente para garantir resposta rápida em emergências.
As unidades básicas de saúde (UBSs) funcionarão neste sábado (14), mas estarão fechadas no domingo (15), segunda (16) e terça (17). Na quarta-feira (18), o atendimento é retomado a partir das 14h em toda a rede de 182 UBSs.
As salas de vacina também funcionarão somente até sábado (14) e retornam o funcionamento a partir de quarta (18) às 14h.
Transporte público
O programa Vai de Graça, que garante transporte público aos domingos e feriados, será aplicado também no Carnaval de 2026.
A gratuidade vale para ônibus e metrô durante todos os dias de folia.
De acordo com o decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB), a gratuidade no transporte coletivo começa à 0h do sábado de Carnaval e segue até 23h59 da terça-feira para os ônibus do DF, permitindo que os usuários utilizem todas as linhas sem pagar passagem.
No Metrô-DF, o transporte gratuito também tem início à 0h do sábado, mas se estende até o encerramento do horário de funcionamento da terça-feira, conforme o esquema especial definido pela companhia para o período carnavalesco.
Banco
As agências bancárias e casas lotéricas não terão atendimento presencial na segunda-feira (16) e na terça-feira (17) de Carnaval. O atendimento ao público será retomado apenas na Quarta-feira de Cinzas (18), a partir das 12h.
Caps
As unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta.
Os Caps dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), permanecem fechados de sábado a terça0feira, reabrindo na quarta-feira (18), a partir das 14h.
Atendimentos emergenciais em psiquiatria devem ser encaminhados ao Hospital de Base do Distrito Federal e ao Hospital São Vicente de Paulo.
Farmácias de alto custo
As unidades do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), mais conhecidas como Farmácias de Alto Custo, abrem no sábado (14), das 7h às 12h, permanecendo fechadas de domingo a terça-feira. Na quarta (18), o atendimento é retomado às 14h.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário