
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) preparou um esquema especial para garantir o abastecimento de água durante o Carnaval 2026 em todo o estado de São Paulo. A companhia reforçou, preventivamente, suas estruturas para enfrentar o aumento expressivo no consumo, que pode chegar a até 50% em períodos de altas temperaturas e grande concentração de pessoas.
Para isso, foram mobilizados 288 caminhões-pipa para atendimento em áreas estratégicas, 114 geradores de energia, 10 estações móveis de tratamento de água (ETAs) e 157 bombas destinadas a ocorrências emergenciais. Os equipamentos estarão posicionados na região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, litoral norte, Vale do Paraíba e outras áreas consideradas sensíveis, com monitoramento em tempo real e reforço das equipes de campo até o fim das festividades.
Atendimento da Sabesp no Carnaval
Canais que funcionam 24 horas durante todo o período:
Litoral recebe reforço da Sabesp
Na Baixada Santista, a Sabesp reforçou obras e a operação do sistema para minimizar possíveis oscilações no abastecimento durante o período de Carnaval. Em Santos, foram ampliadas as interligações das redes de água nos bairros Campo Grande e Pompeia, além da substituição de tubulações antigas na Aparecida e do reforço na detecção de vazamentos com uso de tecnologia.
No Guarujá, o sistema da região do Parque Enseada recebeu melhorias, juntamente com a ampliação do programa Reserva Certa, que garante a instalação gratuita de caixas-d’água para famílias de baixa renda, assegurando uma reserva mínima de 24 horas. Já em São Vicente, a modernização da automação do Centro de Reservação Rio Branco aumentou a eficiência e o controle operacional do abastecimento.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário