Casa Civil de Tarcísio inicia guinada política e busca pacificar base

Reprodução/Instagram
O secretário da Casa Civil do Governo de SP, Roberto Carneiro, em visita à Alesp

Nomeado com a missão de melhorar a articulação política do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) no ano eleitoral, o novo secretário da Casa Civil, Roberto Carneiro, tem conduzido uma agenda intensa de reuniões com prefeitos, deputados e lideranças partidárias desde que assumiu o posto, há cerca de duas semanas.

Na noite da última segunda-feira (2/2), Carneiro recebeu o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi.

O encontro ocorre em meio às especulações de que a ministra do Planejamento, Simone Tebet, candidata da legenda à Presidência em 2022, dispute a eleição em São Paulo – para o governo ou Senado – a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Caso isso aconteça, Tebet deve deixar o MDB, já que em São Paulo 0 partido faz parte do arco de alianças de Tarcísio. Na tarde dessa terça-feira (3/2), Carneiro teve reuniões com o próprio governador, no Palácio dos Bandeirantes.

Outra liderança partidária que se reuniu com Carneiro foi o deputado federal Mauricio Neves, presidente estadual do PP. No final do ano, o partido externou sua insatisfação com Tarcísio, especialmente de prefeitos da legenda, que reclamam da falta de repasses e da ausência de diálogo do governo paulista com os municípios.

“Meio-campista”

Diante do incômodo, o PP ameaçou lançar candidatura própria ao Palácio dos Bandeirantes, deixando a aliança com Tarcísio. Ao Metrópoles, Neves elogiou a escolha de Carneiro, descrito por aliados como uma figura habilidosa e com boa relação com os partidos. O perfil é diferente ao do secretário anterior, Arthur Lima, tido como mais técnico e alvo constante de reclamação da base ao longo de todo o mandato.

“É um cara da política. É experiente, acho que era o meio-campista que faltava para o governo realmente colocar a bola no chão e resolver todas aquelas deficiências que a gente acabou soltando na carta no final do ano”, disse Neves antes da reunião com Carneiro, na última quinta-feira (29/1).

Após o encontro, o PP estadual soltou uma nota dizendo que a conversa serviu para promover um “alinhamento estratégico entre o Progressistas e a atual gestão estadual, em um momento considerado fundamental para a reconstrução da relação institucional“.

“Também esteve em pauta a necessidade de maior atenção às demandas dos prefeitos do partido, que vinham manifestando insatisfação com o atendimento recebido pela gestão anterior da Casa Civil”, disse a legenda.

Irmão de Michelle

Desde que assumiu a cadeira, Carneiro já recebeu uma série de aliados, como os deputados estaduais Gilmaci Santos (Republicanos), líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Dani Alonso (PL) e Dr. Elton (União).

Na última segunda-feira (2/2), o secretário esteve na Alesp para a sessão de abertura do ano legislativo, ocasião em que também aproveitou para se reunir com deputados da base (foto em destaque), incluindo o presidente da Casa, André do Prado (PL).

Para ajudar na relação com a Alesp, Carneiro convidou para ser seu auxiliar o ex-assessor especial de Tarcísio, Diego Torres, irmão de Michelle Bolsonaro. Torres deixou o governo paulista em novembro do ano passado, com o intuito de ajudar na campanha de reeleição de Tarcísio. Enquanto esteve no Palácio dos Bandeirantes, o cunhado de Bolsonaro era uma das principais figuras de articulação entre o governo e os deputados. Apesar da proximidade com Carneiro, Torres recusou o convite para retornar.

Republicanos e eleição

Além de assuntos ligados à gestão, Carneiro, que também é presidente estadual do Republicanos, tem tratado de questões eleitorais e da montagem da chapa de candidatos do partido, realizando várias agendas com correligionários

Nos últimos dias, um dos que esteve na Casa Civil é o ex-secretário de Agricultura e pré-candidato a deputado federal, Guilherme Piai, que também é coordenador regional do Republicanos em Presidente Prudente. “Tratamos de política, da reeleição do Tarcísio e da organização da chapa do partido. É meu amigo pessoal”, afirmou Piai.

Outros integrantes do Republicanos que já tiveram agenda com Carneiro são o dirigente partidário Fernando Perobelllo, da região de Itatiba; a deputada federal Ely Santos e o ex-prefeito de Embu das Artes, Ney Santos; o coordenador regional do Republicanos, Jones Donizete; e o secretário de Turismo, Roberto Lucena.

Carneiro também já recebeu alguns prefeitos, como Guilherme Gonçalves (Podemos), de Ourinhos; e Gilvan Ferreira (PSDB), de Santo André; além do secretário de governo de Barueri, Fábio Luiz da Silva (MDB).

Também foi recebido no gabinete do secretário da Casa Civil o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, em cuja gestão Carneiro foi secretário.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *