CIA divulga vídeo para recrutamento de espiões chineses. Veja vídeo

Reprodução/YouTube
imagem colorida video cia recruta espiões chineses

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) publicou um vídeo em seu canal no YouTube, nessa quinta-feira (12/2), em mandarim, no qual apela aos oficiais militares chineses para que sejam espiões no país. As imagens dão continuidade a uma campanha de recrutamento lançada pela agência no ano passado, que ajudou a cultivar novas fontes dentro da China. Veja o vídeo:

O vídeo mostra um oficial chinês decidindo entrar em contato com o órgão norte-americano, após concluir que “os líderes protegem apenas seus próprios interesses”.

O texto em chinês que acompanha o vídeo solicita vazamentos sobre os líderes e o Exército de Pequim, além de outras áreas.

“Você tem informações sobre líderes chineses de alto escalão? Você é um oficial militar ou tem vínculos com o Exército? Trabalha nas áreas de inteligência, diplomacia, economia, ciência ou tecnologia avançada, ou lida com pessoas que atuam nestas áreas?”, pergunta o texto.

O apelo mira militares que podem estar desiludidos com o governo da China e com as extensas demissões de generais de alta patente promovidos pelo presidente Xi Jinping. Mais de 20 generais do país foram investigados ou destituídos desde 2023 em campanha anticorrupção de Pequim.

Resposta

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (13/2), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, afirmou que “os planos das forças anti-China não terão sucesso”.

“A China tomará todas as medidas necessárias para combater firmemente a infiltração e as atividades de sabotagem de forças anti-China no exterior e salvaguardará resolutamente a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento”, ressaltou o porta-voz.

Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *