
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) retoma as atividades nesta terça-feira (3/2) para o último ano do atual mandato, que teve início em 1º de janeiro de 2023. A última reunião da Casa havia ocorrido em 11 de dezembro de 2025, antes de o recesso parlamentar ter início.
A primeira sessão ordinária está prevista para ocorrer às 15h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital – nos canais 9.3 da tevê aberta, 11 da Claro, e 9 da Vivo – e pelo YouTube da CLDF.
Como de praxe, a cada novo período legislativo, a sessão inaugural tem caráter solene e deve contar com a presença de um representante do governo do DF.
Como a última reunião do Colégio de Líderes ocorreu ainda antes do recesso, há de se aguardar quais serão as prioridades dos deputados distritais nessa volta.
Ao Metrópoles, Wellington Luiz (MDB), presidente da Câmara Legislativa, informou que os deputados se reunirão ao longo desta semana para definir as prioridades a serem votadas antes das eleições.
“Os principais projetos serão discutidos agora no início do exercício. [..] Outros serão discutidos entre os poderes Executivo e Legislativo para que a gente defina quais são os projetos que visam atender a população em suas maiores necessidades e que devemos dar prioridade”, declarou.
“Volto a dizer que a segurança merece uma atenção especial. Existe aí algumas ideias, algumas iniciativas que estão sendo tratada com nosso secretário de Segurança [Sandro Avelar] e com o chefe da Casa Civil [Gustavo Rocha] para garantir uma melhor segurança pública para nossa capital. Eu acho que tudo aquilo que for na área de segurança ou na área de saúde merecem, sim, um tratamento especial”, pontuou.

Wellington afirmou, ainda, que apesar de 2026 ser um ano eleitoral – e deputados terem de dar atenção também à campanha eleitoral, a população do DF poderá procurar a Casa sempre que necessitar. “A população pode esperar da câmara muito compromisso e comprometimento com as causas da sociedade”, declarou.
“É um ano difícil, menor, um ano eleitoral– em que os políticos se dedicam às suas campanha, mas sem perder de vista aquilo que é mais importante pra população. Então, comprometimento e o respeito aos direitos da população com certeza serão preservados. Fizemos isso nos três primeiros anos e tenho certeza que no quarto não será diferente”, finalizou o presidente da CLDF.
Projetos que podem ser analisados
Segundo deliberação que consta na última Ordem do Dia, de 23 de dezembro, poderão ser apreciados durante a sessão ordinária, entre outros, os seguintes projetos de lei:
Títulos polêmicos
Além desses, também serão discutidos e poderão ser votados projetos de decretos legislativos – retirados de pauta em 2025 – que concedem títulos de cidadãos honorários de Brasília a personalidades como:
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário