
Na corrida do homem contra as máquinas, os robôs deram mais um passo para, quem sabe, nos superar no futuro.. A marca o torna o robô humanoide mais rápido já registrado.
Para se ter uma ideia, a marca registrada pelo robô bípede é próxima à do corredor jamaicano Usain Bolt, que correu 100 metros em 9,58 segundos.
A responsável pela criação da tecnologia foi a empresa chinesa de robótica MirrorMe Technology, sediada em Xangai e composta por profissionais da Universidade de Zhejiang. A invenção foi divulgada nessa segunda-feira (2/2), pelas redes sociais da startup.
Além de veloz, o humanoide se destaca em ter sido o primeiro a atingir velocidades de tal magnitude fora de laboratórios.
Como é o robô e os planos para ele
Como um bom humanoide, Bolt tem características bastante semelhantes a nós. Ele tem 1,75 metros e pesa 75 quilos. Para ser desenvolvido, o robô foi construído com juntas e um sistema de energia otimizado. O objetivo dos engenheiros foi literalmente imitar os movimento humanos, mas ao mesmo tempo atingir velocidades extremas.
Através de Bolt, a empresa chinesa se aproxima ainda mais de sua meta ambiciosa: criar robôs “superespécies”, com capacidade de se aproximar ou até superar nossas habilidades atléticas.
No vídeo de demonstração divulgado, o humanoide compete na corrida contra o fundador e diretor da empresa Wang Hongtao e ganha com certa facilidade. Nas imagens, é possível ver que Bolt dá passos mais curtos que Wang, mas tem a cadência bem mais rápida.
Atualmente, o atletismo robótico está em alta na China – o país sediou os primeiros Jogos Mundiais de Robôs Humanoides no ano passado. Além de Bolt, a MirrorMe Technology também já criou o Black Panther, um robô quadrúpede altamente veloz.
Os planos dos engenheiros é que Bolt também ajude os atletas de atletismo chineses sendo um parceiro de treino, para ajudá-los a superar ainda mais seus limites.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário