
A deputada federal Caroline De Toni (PL-SC) recusou oferta do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para desistir da disputa ao Senado em Santa Catarina e avisou ao cacique que deixará o partido.
A decisão foi comunicada pela parlamentar a Valdemar em conversa por telefone nas últimas horas. Caroline também já começou a avisar lideranças políticas catarinenses que pedirá desfiliação do PL.
A deputada disse a interlocutores que ainda não decidiu para qual partido migrará. Segundo aliados, ela teria convite de seis partidos para se filiar e concocorrer ao Senado: MDB, PSD, Novo, PRD, Avante e Podemos.
A oferta de Valdemar a deputada
Caroline decidiu sair do PL após Valdemar deixar claro que não haveria espaço para ela concorrer ao Senado. O cacique, como revelou a coluna na terça-feira (3/2), ainda ofereceu um plano B para a deputada.
Em conversa com Caroline na terça-feira, o presidente nacional do PL ofereceu à deputada a vaga de candidata a vice do governador do estado, Jorginho Mello (PL), que tentará a reeleição este ano.
Valdemar ainda uma segunda proposta a Caroline. O cacique, segundo relatos de aliados, prometeu fazê-la líder do PL na Câmara em 2027, caso Caroline dispute a reeleição como deputada federal em 2026.
Na conversa com Caroline, Valdemar argumentou que o PL precisa dar uma das vagas ao Senado na chapa de Jorginho ao senador Esperidião Amin (PP-SC). A outra vaga será de Carlos Bolsonaro (PL).
O gesto de Valdemar faria parte de um acordo maior entre o PL e o PP que envolveu a eleição no Rio Grande do Sul. Na terça-feira, o PP rompeu com o governador Eduardo Leite (PSD) e anunciou aliança com o PL no estado.
No mesmo dia da conversa entre Valdemar e Caroline, o governador catarinense disse publicamente em um evento em Brasília que a deputada e Carlos Bolsonaro seriam seus candidatos ao Senado.
O presidente do PL, contudo, deixou claro que está disposto a intervir no diretório do partido em Santa Catarina para garantir a vaga a Espiridião Amin na chapa de Jorginho, caso o governador insista em apoiar Carolinee.
Fonte: Conteúdo republicado de metropolis

Deixe um comentário